quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Mais estátuas para Porto Alegre

Já falei aqui que gostaria de ver um Centro repleto de estátuas e monumentos. E, além daquelas que hoje figuram em logradouros públicos por diversas regiões da cidade, que poderiam ser transferidas para o dito bairro, há mais algumas que poderiam enfeitar nossa bela capital.


01. Estátua da Samaritana

Ela foi instalada em 1925 na frente da antiga prefeitura, onde hoje fica um chafariz presenteado pela comunidade espanhola. É uma escultura de uma camponesa segurando um cântaro, e permaneceu ali por 10 anos, sendo então transferida para a Praça da Alfândega. Ali ela sobreviveu, notem o termo, por quase 7 décadas, até ser - prestem bem atenção - serrada ao meio por vândalos. Isso mesmo que você leu. Desde 2002 a estátua está em um depósito da prefeitura dividida em duas partes, fruto do trabalho de gloriosos cidadãos de Porto Alegre.

Estátua da Samaritana em dois momentos: na Praça da Alfândega; e no detalhe partida em dois num depósito da prefeitura

Essa, com certeza, deveria ser reintegrada ao cenário porto alegrense. De repente em outra praça, já que a da Alfândega passa por um processo de renovação na qual a Samaritana não foi inclusa - e nem poderia no estado em que está.


02. Belas Artes

As cidades européias estão enfeitadas com estátuas de deuses gregos. São as famosas esculturas das Belas Artes. O Instituto de Artes (IA) da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) possui algumas delas. Poderiam ser feitas diversas delas em larga escala e espalhadas pelos logradouros do Centro. Isso, claro, se uma séria reforma para recuperação do bairro fosse feita. Poderiam, também, enfeitar as ruas - muitas cidades fazem isso. O fato é que elas só teriam coisas boas a acrescentar.

O deus Apolo e a Vênus de Milo


03. A obra não terminada de Caringi

Antônio Caringi foi um escultor gaúcho, nascido em Pelotas, de suma importância não só para o nosso Estado, como para todo o Brasil. Um de seus mais audaciosos projetos consistia em uma estátua de 45 metros para o Duque de Caxias, intitulada de 'O Pacificador', em homenagem ao general que acabou com diversos movimentos separatistas do nosso país e manteve a pátria unificada. Esse, que seria o maior monumento das Américas, nunca saiu da maquete de gesso que ainda resta.

Duque de Caxias e Antônio Caringi

Deveria ser colocada no Parque Farroupilha. A pedra fundamental foi lançada em 1945, mas o projeto não foi adiante devido à falta de verbas públicas. Hoje em dia, ela poderia ser concluída. Vão investir quantidades enormes de dinheiro para a infra-estrutura necessária para a Copa do Mundo. Ou seja, verba tem, falta vontade. Além do mais, o escultor pelotense também poderia ser homenageado. Na verdade, estamos devendo essa para ele.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Descobrindo Porto Alegre Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template