quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Largo dos Açorianos

É um logradouro público que marca o início da história de Porto Alegre. Nele há o Monumento aos Açorianos, a Ponte de Pedra e o Centro Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul, o famoso prédio rampa de skate. O local serve apenas como uma boa fotografia: realmente não há nada mais para se fazer por lá. Mas, é um lugar histórico para a capital dos gaúchos.


O Monumento aos Açorianos foi constuído em 1973 pelo escultor Carlos Tenius. Feito de aço, é uma caravela composta de corpos entrelaçados, possuindo na frente uma figura alada que seria o mitológico Ícaro - aquele que saiu voando da ilha de Creta com asas fabricadas com penas e cera. É uma homenagem aos sessenta casais de açorianos que desembarcaram na região em 1752 e deram origem mais tarde à cidade de Porto Alegre.

A Ponte de Pedra servia para a travessia de um dos braços do Arroio Dilúvio e foi inaugurada em 1848 por ordem do então presidente da província Conde de Caxias. Era a única ligação entre as chácaras da zona sul e o centro da cidade. Como o arroio começou a ser retificado em 1937, tendo seu curso planejado entre as duas pistas da Avenida Ipiranga, a ponte perdeu sua utilidade, mas ficou como memória de tempos antigos, sendo tombada em 1979.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Descobrindo Porto Alegre Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template