quarta-feira, 16 de junho de 2010

Comércio na Avenida Farrapos

O porto alegrense é provinciano. Tudo bem que a capital gaúcha não é uma metrópole e nem mesmo um grande centro urbano. Só que é impressionante como as pessoas não gostam de se deslocar dentro da cidade. Está certo que Porto Alegre possui a maior região metropolitana do sul do país, e que a população do município supera 1 milhão e 500 mil habitantes, mas mais de 20 minutos de carro para chegar em algum local já é considerado muito tempo.

Por causa dessa mentalidade é que o Centro da cidade está infestado de escritórios. Parece que se o indivíduo não abrir seu negócio ali, ele não dará certo. Um pequeno espaço físico com buzilhões de centros comerciais, um do ladinho do outro, exigindo o mínimo de deslocamento entre eles. Aí, o que acontece? Às seis horas da tarde, quando acaba o turno de trabalho, metade da frota de carros da cidade, que está concentrada no Centro, deixa os estacionamentos para congestionar as ruas.

Na saída do bairro, próxima à Estação Rodoviária, começa a Avenida Farrapos. Decadente, suja e velha, só é conhecida pelos porto alegrenses por causa da sua vida noturna. E mesmo assim com certas restrições, pois a avenida é considerada uma das mais perigosas da cidade durante a noite. E é algo irônico, pois paralelamente a ela segue a Avenida Cristóvão Colombo, a poucos metros de distância, que possui um desenvolvimento bem maior. É gritante a diferença.

Por que, então, não juntamos as duas coisas? Desenvolvemos a Avenida Farrapos transferindo a grande maioria das partes administrativa e comercial do Centro para lá. Assim, o bairro poderia ser um local de lazer e cultura, e ser, definitivamente, o lugar histório de que tanto nos orgulhamos. Teria de haver um maior deslocamento por parte dos porto alegrenses, já que muitos bancos continuariam no Centro, além dos governos estadual e municipal, enquanto o comércio estaria na Farrapos. Se bem que para sair da avenida seria bem mais fácil, pois é só seguí-la para deixar a cidade e qualquer ruazinha perpendicular que se pegue já se vai para os demais bairros. É uma excelente solução para esses dois locais tão mal tratados e esquecidos de Porto Alegre.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Descobrindo Porto Alegre Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template