Claro, para isso teria que haver algum incentivo, alguma ajuda do governo. Não bastaria simplesmete decretar a mudança e cada um que se vire. Os prédios da Farrapos seriam renovados. Ou ainda, os velhos poderiam ser tombados e novos e modernos construídos no lugar. Assim, daqui a alguns anos, o novo Centro de Porto Alegre não pareceria tão velho quanto é hoje. Tem de haver uma modernização. Tem que ser um local bonito. Podemos tomar como exemplo, claro que salvas todas as proporções, a cidade de Nova York. Prédios bonitos e chiques, ar de metrópole. Não sei se poderíamos fazer aqui algo de tamanha magnitude, mas não custaria tentar. Não digo em altura dos prédios, mas sim, na elegância do ambiente.

Primeiramente, tiraria-se o corredor de ônibus do meio da avenida. Deixaria de três a quatro faixas somente para carros, para que o trânsito possa fluir, pelo menos na faixa da esquerda. Teria que haver uma reforma no fim da avenida, para que se possa chegar no Centro (o de hoje) diretamente, e algumas ruas perpendiculares poderiam ser ampliadas, facilitando o acesso à Farrapos. Teríamos a nossa própria Avenida Paulista.
A avenida hoje está abandonada. Existem centros comerciais por lá, e alguns possuem belas construções. Todos esses seriam mantidos, ganhando visibilidade. Muitos prédios residenciais continuariam onde estão, mas ganhariam uma bela reforma na fachada e quem sabe até uma renovação da mesma. E quanto à noite que hoje existe por lá? Bem, essa é outra história, que futuramente será abordada da forma como merece.
0 comentários:
Postar um comentário