Um dos grandes orgulhos de Porto Alegre é também uma de suas maiores negligências: a orla do Guaíba. Os habitantes da capital dos gaúchos gritam aos quatro ventos o quão belo é o pôr-do-sol no rio, mas quase nenhum percebe o que fizemos ao poluir as águas e esquecer-mos de valorizar a sua orla. Por isso, uma das abordagens desse blog será em relação à isso, dividido em três tópicos:
Negligenciada: aqueles pontos da orla em que esquecemos do rio que banha a nossa cidade. Matos que nunca foram podados, natureza selvagem, difícil acesso às águas e locais pouco confortáveis para apreciar o tão falado pôr-do-sol;
Melhorada: algumas ideias de como poderíamos melhorar os pontos que estão ruins. Como não me canso de dizer, são as opiniões dos autores do blog, e mesmo que alguém não concorde, as postagens pelo menos servirão para dar um impulso à imaginação e, quem sabe, abrir os olhos da população;
Valorizada: os locais na orla em que foi dada alguma atenção; que são bonitos e bem cuidados; que nos fazem sentir-se bem; agradáveis.
Portanto, não é nada mais do que um levantamento de como está a orla do nosso querido Guaíba, tão mal tratado pelo lixo e poluição que despejamos nele diariamente, dos lugares bem cuidados até aqueles que parecem nunca terem recebido atenção nenhuma até hoje. E claro, para não ficar aqui só criticando, proponho algumas mudanças. Nada mais que simples ideias de o quê podemos fazer para valorizar o rio que banha nossa cidade, embelzar sua orla, para o aproveitarmos melhor. Não necessariamente o que temos que fazer, mas sim para causar uma mobilização para o que deveríamos fazer: cuidar melhor do nosso Guaíba!
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário